terça-feira, 22 de setembro de 2009

Qual é a melhor atividade: Correr ou Caminhar? Orientações para quem utiliza a pista de caminhada da Praça Cidade de Vagos em Ceará-Mirim/RN.



CAMINHAR ou CORRER ao ar livre podem ser maneiras simples e prazerosas de se entrar em forma. Porém, existem muitas questões a respeito da forma de praticar e vantagens de uma sobre a outra no sentido de emagrecer e conseguir um condicionamento físico geral. Ambas as atividades proporcionam melhora do condicionamento cardiorrespiratório e fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, favorecendo a perda de gordura. Porém, o que seria melhor com relação aos riscos e contra-indicações?

Vejamos: O ato de caminhar, é recomendado especialmente para iniciantes, gestantes e idosos por ser de fácil execução, não exigindo habilidade especial, não ter contra-indicações em indivíduos normais e o risco de lesões articulares ser muito baixo. Devemos, no entanto, começar devagar e gradualmente ir aumentando o ritmo e a duração da caminhada. Por exemplo, pode-se começar a exercitar, três vezes por semana durante 20 minutos cada dia e então, ir aumentando o tempo de acordo com seu desempenho, a fim de que possa usufruir dos benefícios fisiológicos e também, obter uma sensação de bem estar da atividade. Os médicos costumam aconselhar uma hora para seus pacientes, mas respeite seu nível de treinamento antes de qualquer coisa.

Quanto ao ritmo, ele é individual ! Caminhar muito devagar pode não observar retorno satisfatório, pois a perda calórica, tanto quanto a obtenção dos benefícios da atividade aeróbia, é determinada pela intensidade (dificuldade) do exercício. Evite a caminhadas do tipo vendo vitrine de lojas. Para que ela traga os benefícios desejado,  você deverá sentir um discreto cansaço.

O ato de Correr é tão eficiente quanto a caminhada para a perda de peso, embora o resultado seja conseguido com maior rapidez . Observa-se uma relativa melhora na capacidade aeróbica dos praticantes, além da queima calórica ser superior. Qualquer pessoa normal, pode iniciar um programa da mesma forma que a caminhada, porém se a pessoa estiver acima do peso, ou possuir lesões articulares que possam piorar com o impacto, não é aconselhável a prática da corrida de imediato. Se tiver complicações cardíacas deve ser monitorado por um profissional competente.
Para correr, comece em ritmo lento e vá aumentando gradativamente até estabelecer o ritmo desejado e quando for terminar sua corrida, vá diminuindo a velocidade da passada para que o corpo possa ir gradualmente entrando no estado de equilíbrio basal. Nunca pare bruscamente sua corrida. Em seguida faça os alongamentos finais. E por falar em realizar alongamentos, que tal esta área? Para quem nunca percebeu, fica em um dos pontos ao longo da pista de caminhadas do conjunto da COHAB(Ceará-Mirim). Observe a beleza do lugar!

Lembre-se de Monitorar sua Freqüência Cardíaca, antes, durante e após o exercício para verificar se o mesmo não está sendo estressante ou muito fácil para você. Caso a corrida esteja elevando, demasiadamente, sua frequência cardíaca, volte a caminhar a fim de adquirir um condicionamento necessário para a prática da Corrida. Mas para os que não apreciam uma boa caminhada nessa pista acima, existem outras opções para quem procura a Praça Cidade de Vagos. Todas as tardes, os jovens praticam esportes coletivos como basquetebol e futsal nas quadras poliesportivas como podemos observar abaixo.


 Existem ainda outras opções para quem desejar aliar corrida, caminhada ou esportes coletivos na Praça Cidade de Vagos. Estamos falando de exercícios que podem ser feitos para fortalecimento muscular em aparelhos como esses.
Portanto, as opções para sair do sedentarismo são muitas. O que você precisa é criar um pouco de coragem e começar amanhã mesmo. Lembrando sempre, é claro, das orientações colocadas acima.
VIVA MAIS E MELHOR. PRATIQUE ESPORTES. A SUA SAÚDE AGRADECE.
UM ABRAÇO AMIGO.
PT SAUDAÇÕES.

0 comentários: